O Ituano pode participar da Série D do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Mesmo sem a vaga garantida na competição, o clube demonstrou interesse à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através da Federação Paulista de Futebol (FPF), por conta da possível desistência do Guaratinguetá, time paulista que atualmente está na quarta e última divisão do Campeonato Paulista, de disputar o campeonato nacional por problemas financeiros. O Guará foi rebaixado na temporada passada da Série C para a última divisão nacional.

Melhor ranqueado paulista, o Ituano ficaria com a vaga caso ela ficasse para o estado de São Paulo, já que é o melhor time do último estadual que não disputa nenhum campeonato nacional. Em caso da decisão ser pela disputa da Série D da temporada passada, o Ituano também seria o beneficiado, já que o quinto colocada na última edição da quarta divisão nacional, o Atlético-AC, já tem participação no torneio garantida em 2017. Com isso, a vaga seria do sexto colocado, justamente o Ituano. Ou seja, o clube praticamente tem assegurada a sua vaga na competição nacional, restando apenas o comunicado oficial da CBF.

Atualmente, o Ituano tem confirmado no segundo semestre apenas a participação na Copa Paulista, torneio que reúne clubes do interior paulista que não possuem calendário no restante da temporada.

Enquanto aguarda um posicionamento oficial sobre a participação na Série D do Campeonato Brasileiro, o Ituano foca na recuperação no Paulista. Na próxima rodada, o Ituano encara o Mirassol, na segunda-feira, dia 13, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol.

Fonte: GloboEsporte.com
Foto: Miguel Schincariol